Atualmente, o Ceará produz 1,13 bilhão de litros de leite por ano, mas o estado possui grande potencial de crescimento, podendo alcançar até 2 bilhões de litros anuais até 2027. O setor tem espaço para expansão e desenvolvimento, como apontado pelo Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Ceará (Sindilaticínios-CE).
No ranking das cidades cearenses com maior produção de leite, Morada Nova lidera com 107,6 milhões de litros por ano, seguida por Quixeramobim, que registra 73,2 milhões de litros. As demais cidades que se destacam são Iguatu (51,1 milhões), Acopiara (40,1 milhões), Jaguaretama (38,6 milhões), Jaguaribe (38,4 milhões), Milhã (33,7 milhões), Limoeiro do Norte (29,3 milhões), Quixelô (27,6 milhões) e Solonópole (26,2 milhões).
Apesar de ocupar a 10ª posição entre os maiores produtores de leite do Brasil, o Ceará ainda depende de importações de leite e laticínios de outros estados. Na capital, Fortaleza, por exemplo, cerca de 50% do leite consumido vem de fora do estado, evidenciando a necessidade de fortalecer ainda mais a produção local.